• SAC: 103 12 Atendimento

Procuramos influenciar positivamente toda a nossa rede de relacionamento com as nossas ações e iniciativas sustentáveis.

Conheça todos os nossos projetos:

Inovação Sustentável

Por meio da área de Inovação e Sustentabilidade, adquirimos um carro 100% elétrico. O veículo possui autonomia de 300 km após 1h30 de carga, foi incorporado à frota da Algar Telecom, e será utilizado por técnicos em serviço de campo e outros associados da companhia. O objetivo é promover a modernização da frota. A iniciativa é uma parceria entre Algar Telecom, Alsol Energias Renováveis e Granja Marileusa.

Projetos Culturais Incentivados

Desde 2002, o grupo Algar investe em programas sociais, nas comunidades em que está presente, por meio do Instituto Algar, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Além disso, viabilizamos projetos artísticos, culturais, de iniciação esportiva, entre outros, utilizando leis de incentivo à Cultura, Esportes, Fundo da Infância e Adolescência.

Essa é uma das formas de sermos: Gente servindo Gente.

Se você tem algum projeto de incentivo fiscal, aprovado pelos órgãos competentes, e gostaria que ele fosse apoiado pelo grupo Algar, acesse a nossa página de incentivos fiscais, confira as leis que apoiamos, nossos critérios de seleção e nos mande sua proposta.

Acesse aqui

Programa de Eficiência Energética

Iniciado em 2010, o programa prevê campanhas de conscientização e projetos que reduzam custos e aumentem a eficiência operacional da Algar Telecom, preservando os recursos naturais e o meio ambiente. Algumas ações foram a otimização de equipamentos, a modernização do parque tecnológico e a adoção de fontes alternativas de energia.

Mobilidade Urbana

Carona Legal: Beneficia os associados que vão para o trabalho de carro em grupos de, no mínimo, três pessoas. Clubes de Carona são formados anualmente e os participantes têm direito a vagas de estacionamento exclusivas no pátio externo da Algar Telecom.


Frota Algar Telecom: Possuímos uma frota de aproximadamente 1.440 veículos, e priorizamos o abastecimento de nossa frota flex com etanol, combustível renovável. Em 2019, utilizamos quase 4 milhões de litros de combustível, e do total desse abastecimento, 92% foi feito com etanol.

Coleta Seletiva, Reciclagem e Logística Reversa

Coleta Seletiva: Desde 2010 a Algar Telecom implantou o projeto de coleta seletiva em todas as áreas da empresa. Nos ambientes administrativos foram eliminadas as lixeiras individuais e colocado estações de coleta para três tipos de descartes: recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Nos espaços coletivos, disponibilizamos estações completas de acordo com a Resolução do CONAMA 275 que estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos. Nos ambientes operacionais foram implantados ecopontos para separação correta dos resíduos (fios, cabos, baterias) gerados nas atividades da empresa. E todos estes materiais são enviados para a destinação ambientalmente correta. Em 2019, o percentual de resíduos gerados na empresa foi de 70% recicláveis e 30% não recicláveis. Foram destinados para cooperativas mais de 190 toneladas de papel, papelão e plástico, ou seja, a separação correta ajuda não só os índices de reciclagem mais inúmeras famílias que dependem desse material para garantir seus sustentos.


Guardiões da coleta seletiva: São os funcionários de cada bloco que apoiam suas equipes nos descartes corretos dos resíduos e apontam melhorias para reduzir o volume de resíduos recicláveis destinados para o aterro sanitário.


Coleta de Resíduos Perigosos e logística reversa.: Em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), realizamos a logística reversa dos eletrônicos que inserimos no mercado, garantindo a destinação adequada dos materiais. Mantemos postos de coleta para que as pessoas – clientes ou não – possam depositar baterias, celulares (inclusive de outras operadoras) ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos. Além disso, também fazemos a coleta de lâmpadas fluorescentes. Os materiais são recolhidos nos pontos de coleta periodicamente e passam por um processo de separação, para os que podem ser reaproveitados sejam devolvidos à indústria. Em 2019, coletamos mais de 1,6 tonelada de eletrônicos.


Recicle na Linha: Transformamos as bolhas de telefone público em coletores de materiais (recicláveis e não recicláveis), jardineiras, chafarizes, cadeiras, poltronas, carros de mão para construção civil, entre outros objetos. Iniciado em 2011 com a reutilização das bolhas como recipientes para alimentação de gado, que beneficiou muitas famílias da área rural.


Paletes/bobinas: Doamos os paletes para instituição social que faz casinha para cachorros e móveis. As bobinas que armazenava fios para instalação de serviços, doamos para ser feitos mesas utilizadas em escolas e nas áreas operacionais da Algar Telecom.


Uniformes dos técnicos: Os uniformes usados pelos Técnicos em Campo da empresa são descaracterizados, ou seja, são retiradas as logomarcas nas camisas e calças. Em seguida, doamos para instituições sociais (na cidade de Uberlândia - MG) que fazem artesanatos e selecionamos os uniformes em melhor estado de conservação e doamos para as entidades sociais que cuidam de moradores em situação de rua. Em 2019 doamos 3.768 peças de uniformes.


Os projetos de artesanatos são:

Pinta e Borda: grupo senhoras que produz bolsas, necessaire, porta moedas bordados, colares e acessórios

Projeto Tear da Vovó: utiliza a técnica milenar produzindo carteiras e outro acessório por meio de teares centenários

Projeto Sinhá Recicla: oficina composta por mães e crianças que produzem artesanatos e tem geração de renda para as famílias.”

Plantio de mudas

Viveiros: Temos um viveiro de plantas nativas do Cerrado e frutíferas. Foi criado como forma de educação ambiental pela empresa e a iniciativa foi transformada em ação cultural e social em 2014. O espaço é aberto para pesquisas acadêmicas, produção e doação de mudas para a comunidade, arborização urbana e recuperação de áreas degradadas. Os associados são envolvidos de modo a fortalecer a cultura de preservação da natureza. A doação de mudas é feita em Uberlândia/MG e a solicitação de doação pelo e-mail: ambiental@algartelecom.com.br.

Uso Consciente do Papel

Realizamos constantemente campanhas de mudança comportamental para redução do uso de papel. As impressoras foram parametrizadas para impressão frente e verso e no modo rascunho. Além disso, em nossas lojas próprias temos assinatura digital dos contratos assinados pelos clientes.

Consumo Consciente da Água

A cada ano procuramos nos aprimorar e adotar sistemas mais eficientes e inteligentes além de campanhas de conscientização sobre o consumo da água. Temos a Comissão Interna de Conservação de Água (CICA), que é responsável por identificar as unidades com maior consumo e criar ações contra o desperdício. A Lavagem ecológica, usada na frota de Uberlândia e que usa apenas 300 ml de água por lavagem de cada automóvel. Reuso da água expurgada de nossa torre de resfriamento para limpeza geral. As torneiras dos banheiros de nossos prédios possuem sensor para liberação de porções limitadas de água e a captação da água da chuva para uso em jardinagem em nossa planta técnica em Uberlândia. Além disso, contamos ainda com ações educadoras e medidas preventivas para o uso racional de água.

Conta Eletrônica

Ação contínua com o objetivo de influenciar os clientes, pessoas físicas e jurídicas, que possuam produtos e serviços da Algar Telecom para receberem suas faturas por meio digital, seja via e-mail, download da fatura, APP ou pelo site da Algar Telecom. O intuito é reduzir o consumo de papel e contribuir para que nossos clientes e empresas se tornem cada vez mais digitais.

Olá,
Pra melhorar a sua experiência,
nos diga aqui em qual cidade você está.